A loja Melinda & Julius nasceu da vontade e da necessidade de criar um local onde as pessoas pudessem encontrar produtos alimentícios de qualidade, bem como receber informações a respeito de como utilizá-los adequadamente.
Pretendemos que seja um ambiente de troca de informações e vivências sobre saúde, bem-estar, meio-ambiente e auto-conhecimento, pois para nós, a opção por alimentos integrais e/ou orgânicos vai muito além da questão da saúde.
Apesar de muitas vezes não ser uma relação facilmente reconhecível, acaba englobando o modo como enxergamos nosso papel na sociedade. Questões como sustentabilidade, ética, consumo consciente e meio-ambiente tornam-se presentes em cada compra que fazemos.
O que oferecemos para seu bem-estar:
- Bebidas vegetais de arroz, aveia, cevada, soja, espelta
- Biscoitos e doces integrais
- Biscoitos sem glúten
- Bolos e sobremesas sem açúcar nem adoçantes
- Carnes vegetais
- Cereais e derivados
- Cereais matinais
- Chás e cafés
- Clorofilas
- Comida congelada integral
- Comida congelada orgânica
- Cosméticos orgânicos
- Frutas secas e oleaginosas
- Geléias, compotas e doces
- Geléia real
- Laticínios orgânicos
- Legumes, hortaliças, frutas e ovos orgânicos
- Livros nas áreas:
- Pensamento Oriental & Espiritualidade
- Saúde & Alimentação
- Ecologia profunda & Sustentabilidade
- Psicologia & Filosofia
- Massas integrais e sem glúten
- Mel e derivados
- Molhos e conservas
- Óleos vegetais
- Pães e salgados integrais
- Pães sem glúten
- Polpas de fruta orgânicas
- Pratos prontos orgânicos congelados
- Produtos de beleza e higiene
- Produtos de limpeza naturais e biodegradáveis
- Produtos sem Glúten - para quem tem celíáse (intolerância à glúten)
- Restaurante integral
- Sacos de lixo oxibiodegradáveis
- Sorvetes naturais adoçados com mel ou açúcar mascavo
- Sorvetes orgânicos
- Sucos orgânicos
- Temperos e ervas medicinais
- Utensílios de cozinha
O que é consumo consciente?
A humanidade caminha para um beco sem saída. Se o atual ritmo de exploração do planeta continuar, em um século não haverá fontes de água ou de energia, reservas de ar puro nem terras para agricultura em quantidade suficiente para a preservação da vida.
Hoje, mesmo com metade da humanidade situada abaixo da linha de pobreza, já se consome 20% a mais do que a Terra consegue renovar. Se a população do mundo passasse a consumir como os americanos, seriam necessários mais três planetas iguais a este para garantir produtos e serviços básicos como água, energia e alimentos para todo mundo.
Como é evidentemente impossível arranjar mais três Terras, nem os americanos poderão continuar com o mesmo modelo de consumo, nem a população mundial poderá adotá-lo. A única saída é todos adotarmos padrões de produção e de consumo sustentáveis. Para os países ricos, isso significa, por exemplo, procurar fontes de energia menos poluidoras, diminuir a produção de lixo e reciclar o máximo possível, além de repensar sobre quais produtos e bens são realmente necessários para alcançar o bem-estar. Aos países em desenvolvimento, que têm todo o direito a crescer economicamente, cabe o desafio de não repetir o modelo predatório e buscar alternativas para gerar riquezas sem destruir florestas ou contaminar fontes de água.
Nesse processo, o consumidor consciente tem um papel fundamental. Nas suas escolhas cotidianas, seja na forma como consome recursos naturais, produtos e serviços, seja pela escolha das empresas das quais vai comprar em função de sua responsabilidade social, pode ajudar a construir uma sociedade mais sustentável e justa.
fonte: Instituto Akatu